Você está aqui

Ácido Úrico

Níveis elevados de ácido úrico no sangue – hiperuricemia leva a inflamação de articulação chamada de gota ou artrite gotosa. Pode ser desencadeada por traumas, abuso de alimentos ricos em purina ou álcool, cirurgia, fadiga, estresse emocional ou estresse decorrente de certas doenças como, por exemplo, infecção, ou arteriopatia.
A dor aguda, às vezes noturna, em uma articulação em geral é o primeiro sintoma. Torna-se progressivamente mais intensa e insuportável. Os sinais assemelham-se ao de uma infecção aguda com edema, aumento de sensibilidade e de temperatura local e eritema. A pele é tensa, quente, lustrosa, vermelha ou púrpura. A articulação do hálux (dedo maior do pé)é mais frequentemente acometida, e a seguir, dorso do pé, tornozelo, joelho, punho e cotovelo. No quadro agudo pode ocorrer taquicardia, calafrios e mal-estar geral.
Essa doença pode progredir e esses cristais serem depositados em articulações maiores ou em órgãos, tais como os rins, levando a cólica renal.
A artrite gotosa aguda é tão característica que o diagnóstico pode ser feito apenas pela anamnese e pelo exame físico. Entretanto, no momento da crise aguda cerca de 30% dos pacientes apresentam valor do ácido úrico normal. Daí a importância de se fazer essa medida periodicamente e saber qual o seu risco de vir a ter uma crise de gota.
Faça seu check-up virtual.

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode.
verifique aqui

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer